imagem de João Maia de suéter amarelo ao lado da repórter da globo sorrindo, entre eles uma filmadora profissional

Foto de João Maia de casaco amarelo ao lado de uma repórter de blusa branca entre eles uma câmera profissional

Fotógrafo cego credenciado para as Paralimpíadas suscita debate sobre inclusão em reportagem na GloboNews

Christiane Pelajo prepara uma matéria emocionante para o seu jornal da GloboNews desta quinta-feira (28/07). Ela entrevistou João Batista Maia, o primeiro fotógrafo cego credenciado para uma Paralimpíada. Ele é do Piauí e mora em São Paulo desde os 20 anos. Tem 41 anos e ficou cego aos 28.

Chegou a praticar alguns esportes paralímpicos, mas não conseguiu índice olímpico. Agora vai realizar o sonho de participar de uma Paralimpíada, não como atleta, mas como fotógrafo. E é graças a um aplicativo que dá comando de voz a pessoas que não enxergam que João consegue fotografar. Ele vai se dedicar principalmente ao atletismo, esporte que conhece bem. João faz parte de um projeto chamado Superação 2016, cujo objetivo é promover a inclusão de deficientes.

Inspirada e tendo essa matéria como gancho, a apresentadora promoverá ainda um debate sobre inclusão no jornal dessa quinta, com a participação ao vivo do também fotógrafo Ricardo Rojas. Coordenador do projeto Superação 2016, foi ele quem descobriu João. Rojas participará da discussão ao vivo direto do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, onde estão sendo expostas fotos de fotógrafos deficientes que inspiraram o projeto.

O ‘Jornal da GloboNews – Edição das 16h’ vai ao ar diariamente, às 16h, na GloboNews. O debate sobre inclusão vai ao ar nesta quinta-feira, dia 28.

 

Fonte: Fábio TV

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Gostou? Deixe seu comentário!